18 Curiosidades sobre a Costa Rica.


A Costa Rica foi descoberta por Cristóvão Colombo em sua quarta viagem ao novo continente, em 1502. Também foi ele que provavelmente deu nome ao país.

A população é de 4,3 milhões de habitantes, um pouco maior que a da cidade brasileira de Salvador.

A capital e maior cidade do país é San José, na província de mesmo nome.

A Costa Rica não possui exército (ele foi abolido em dezembro de 1948).

Quase 50% da Costa Rica é coberta por florestas. Vinte e cinco por cento do território é protegido por leis ambientais.

A parte central do país concentra a maior quantidade de orquídeas do planeta, com mais de 1.000 espécies.

A Costa Rica é também famosa pelos seus imponentes vulcões - alguns ativos. Os mais conhecidos são o Irazú, o Poás e o Arenal.

O país possui dois litorais, o atlântico e o pacífico, ambos com praias que podem ser visitadas na maior parte do ano.

Faz fronteira com apenas dois países: a Nicarágua e o Panamá.

A Costa Rica é vista como uma das nações mais democráticas da América Latina (a única da região inclusa na lista das 22 democracias mais antigas do mundo).

Durante 17 anos, fez parte dos Estados Unidos da América Central, um país constituído pela Nicarágua, Honduras, El Salvador e Guatemala. Também manteve-se unido ao México, mas por apenas três anos.

É o país das Américas com o melhor Índice de Desempenho Ambiental (Environmental Performance Index, sigla EPI) da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Possuiu uma zona franca na fronteira com o Panamá, onde é possível comprar eletrônicos, perfumes, bebidas e outros produtos com pagamento em moeda local, dólar ou cartão de crédito internacional.

Graças a algumas insenções fiscais instituídas pelo governo, a Costa Rica tem atraído diversas empresas de alta tecnologia. A economia, porém, ainda é dependente da agricultura e do turismo.

A moeda do país chama-se Cólon costarriquenho.

As ruas não tem nomes, e a casas não tem número.

O prato mais popular da Costa Rica é o feijão com arroz (como podemos observar, não é só o brasileiro que aprecia a mistura). Os costarriquenhos adoram o casado, um prato à base de feijão, arroz, salada e carnes.

Os principais times de futebol do país são o Deportivo Saprissa, o Alajuelense e o Herediano.